O escritório de arquitetura escocês Kettle Collective divulgou seu projeto para um arranha-céu de 703 metros de altura em São Petersburgo, Rússia, que será o segundo edifício mais alto do mundo depois do Burj Khalifa de Dubai. O Lakhta Center II será construído ao lado do Lakhta Center, atualmente o edifício mais alto da Europa e sede da empresa de energia Gazprom.
Tony Kettle, fundador da Kettle Collective, fora anteriormente o diretor de design da RMJM e, na época, liderou o desenvolvimento do projeto vencedor do concurso do Lakhta Center. A nova torre de uso misto complementará o primeiro Lakhta Center e seu projeto é pontuado por estratégias de sustentabilidade de última geração.
As renderizações mostram uma estrutura helicoidal que, segundo os arquitetos, reduz as cargas de vento na torre e, com elas, a dimensão dos elementos estruturais. O último pavimento do edifício está a uma altura de 590 metros e contará com um mirante para a cidade. A torre terá oito seções, cada uma organizada em torno de um átrio, com equipamentos comuns e espaços verdes compartilhados.
O projeto faz parte de um plano de desenvolvimento para expandir o distrito comercial no norte de São Petersburgo, próximo ao Lakhta Center. A nova torre se tornará um marco no horizonte da cidade e impulsionará o desenvolvimento próximo à orla do Golfo da Finlândia, preservando, assim, os bairros históricos de São Petersburgo.